top of page

2º Passo - O Processo Seletivo: Primeira Fase (#9dias)

(Antes de tudo, um desabafo: eu preciso parar de prometer coisas que não conseguirei cumprir rs. Sim, lá vamos nós de novo com post atrasado saindo de madrugada, mas sério gente, a vida tá bem caótica nesses poucos dias pré-embarque, acho que dá pra entender meu caso hehe)


Oi gente, tudo bem?


Seguindo com o roteiro do passo a passo para o CEP, vou falar hoje sobre a primeira fase do processo seletivo. Como já havia pincelado no post passado, essa fase consiste de uma palestra em português e uma entrevista em inglês com o pessoal da STB e é obrigatório estar presente em ambas, mesmo que sua cidade não esteja na rota desses eventos no ano em que estiver aplicando para o CEP.


No meu caso, descobri sobre o programa relativamente tarde (há 2 semanas da última data para palestra apenas rs) e corri para fazer o cadastro no site (como eu também já falei no post anterior), comprar passagem de avião e arranjar uma hospedagem no Rio de Janeiro, que era a última cidade no roteiro de palestras desse ano. No site da STB eles informam os documentos necessários para você levar e, nesse ano, a lista foi a seguinte:


Para a palestra:

  • Documento oficial com foto e comprovante de residência;


Para a entrevista:

  • CV atualizado em inglês:

Sejam breves no CV, o ideal é que ocupe no máximo uma página. Não se preocupe se não tiver nenhuma experiência de estágio ou intercâmbio ou coisa assim. Claro que quem tem essas coisas tem certa vantagem, mas definitivamente isso não tem caráter eliminatório.


  • Carta de apresentação em inglês:

Você pode pesquisar no amigo Google diversas dicas e modelos semi prontos de cartas de apresentação nos moldes americanos de para universidades e coisas assim para usarem como base, mas fiquem tranquilos porque não é nenhum bicho de sete cabeças. Fale um pouco sobre você destacando suas qualidades, o porquê de querer trabalhar na Disney, quais benefícios a empresa teria em te contratar, suas experiências (mesmo que não sejam profissionais, coisas da faculdade contam, trabalhos voluntários, tudo o que mostrar como você se porta ou quais suas habilidades), essas coisas.


  • Primeiras páginas do passaporte:

São as aquelas duas páginas que tem suas informações pessoais, assinatura, foto e número de registro. Caso ainda não tenha um passaporte ou o seu atual não for mais válido na época do programa, agende no site da polícia federal a emissão de um novo e imprima o comprovante de agendamento para levar. No site tem um passo a passo bem simples, não tem mistério.


  • 2 fotos 5x7 sorrindo:

É o mesmo tamanho de foto que geralmente pedem para visto e passaporte, mas essa pode (e deve!) ser sorrindo sim! Lembrem que é a Disney, o lugar mais mágico e feliz da terra, então eles querem ver você bem simpático e com cara de “me contratem, sou legal” rs.


Ainda sobre a preparação para a palestra é importante falar da vestimenta, pois muita gente fica em dúvida. Nessa primeira fase não precisa ser nenhuma roupa formal tipo terno e gravata, é bem mais tranquilo e casual. Não precisa de salto, muita maquiagem, sapato social, nem nada assim. Eu fui com uma camisa de manga com estampa de gatinhos, uma calça verde e sapatilha. No big deal, sério. E isso vale tanto para a palestra quanto para a entrevista que pode, ou não, ser no mesmo dia (já falo melhor sobre isso rs).


Bom, então agora você está com tudo arrumado, roupinha definida, passagens compradas caso seja de outra cidade, tudo certo. Vamos tratar por partes como é feita essa primeira seleção:



A PALESTRA

Primeiro de tudo: CHEGUEM CEDO. SÉRIO. A STB recomenda chegar com 1h de antecedência, mas isso É POUCO. Não sei se foi só no Rio de Janeiro, que como já disse foi a última data, mas estava MUITO LOTADO. As palestras geralmente acontecem em dois horários, uma pela manhã e outra à tarde e quando eu cheguei às 9h para a palestra das 10h JÁ TINHAM LOTADO AS VAGAS PARA AS DUAS SESSÕES. Tinha gente que tinha chegado às SEIS DA MANHÃ gente. A minha sorte é que, devido a demanda absurda de gente ali, a STB resolveu abrir uma sessão extra ao meio-dia e, por ainda mais sorte, quem vinha de fora tinha uma lista especial de preferência. Fui salva! <3


Aproveito aqui para contar uma historinha e deixar um alerta: muita gente não gostou dessa “preferência” para quem veio de fora, mas deixa eu explicar o porquê. O processo esse ano foi muito mais divulgado e comentado a respeito, mas essa divulgação toda teve seu auge já perto das últimas datas de palestras. Graças a isso, muita gente que morava em cidades por onde a STB passou fazendo palestras e entrevistas resolveu ir para o Rio por ter perdido a oportunidade na própria cidade. E isso foi meio que “sacanagem” com muitos cariocas, pois foi uma segunda chance que eles não puderam ter. Em casos como o meu em que realmente não tive nenhuma palestra nem sequer perto de onde moro, realmente era mais compreensível, assim como as pessoas de outras cidades do estado do RJ. Resumo da história: fiquem atentos às datas e cidades em que a STB vai passar porque se ela passar pela sua e você simplesmente perder é meio chato para quem realmente adoraria ter a oportunidade e não teve como e por isso precisou viajar para outras.


Bem, supondo que você conseguiu garantir seu lugarzinho porque foi uma pessoa prevenida que chegou cedo, vamos agora à palestra mesmo. Logo que você entra têm o contorno de uma cabeça de Minnie em forma de balões bem fofa na porta do auditório, o que é muito fofo e a STB pede para você tirar uma foto e postar marcando eles. Não é obrigatório, mas eu tirei mesmo assim e usei quando postei sobre o minha aprovação final, o que foi bem legal haha. No auditório você vai ficar sentadinho até todo mundo entrar e a palestra começar e, nesse meio tempo, fica rodando no telão cenas dos filmes clássicos da Disney, especialmente das músicas e ali, se você for uma manteiga derretida como eu e bem Disney freak, você já começa a sentir o gostinho de emoção e de fazer parte. É, eu sou bem boba, eu sei haha.


A foto não está das melhores, eu sei, mas é a melhor que tem mostrando os balões e de quebra um pouco da roupa que eu estava usando rs.


Na palestra em si eles vão te informar sobre quase tudo o que você com certeza já vai ter lido em milhões de blogs e sites a respeito se estiver pesquisando sobre o assunto a um certo tempo, mas sempre tem informações novas e importantes então prestem atenção em tudo! Eu sou do tipo que sempre ando com um caderninho e caneta na bolsa e anotei várias coisinhas importantes para não esquecer, acho sempre válido. Eles vão falar sobre todo o processo seletivo, como vai ser cada fase, quais as roles e como é o trabalho em cada uma, como funcionam os horários de trabalho, o Disney Look*, as taxas a serem pagas, o seguro de a saúde, enfim, tudo o que você imaginar, além de darem espaço para bastante perguntas (até as mais estúpidas, mas por favor não seja a pessoa que vai perguntar se você pode ser uma princesa ou se vai trabalhar no parque do Harry Potter, por favor!).


Além de todas as informações, vocês vão receber dois documentos para preencher sendo um para entregar junto com os outros documentos que você já trouxe para a entrevista e o outro para enviar por e-mail até um prazo definido pela STB (mas já aviso que não é muito grande, deve ser enviado antes do resultado da primeira fase). Esses documentos são, respectivamente, a lista de roles e o Proof of Student Status (ou apenas Proof para facilitar).


A lista de roles nada mais é do que uma lista com todas as posições que eles vão ter acabado de explicar bem direitinho na palestra (e que eu já expliquei também no post anterior) e que você deve enumerar de 1 a 10 (mesmo se tiver mais de 10 opções) quais as suas preferências. Eles vão usar isso já na entrevista para te perguntar porque você prefere tal e tal role, mas falo disso mais à frente. Já o Proof é um documento em inglês que deve ser preenchido e assinado por você e por algum representante da sua faculdade com autoridade para atestar sobre sua condição de estudante regularmente matriculada entre o segundo e o penúltimo período da faculdade. Segue uma foto explicando como preencher:



Na palestra também são mostrados vídeos com relatos de pessoas que já participaram e mostrando como é o trabalho de cada role e, sério, é bastante empolgante nessa hora, especialmente com o famigerado vídeo do Sebastian. Eu vou até colocar o link dele aqui, mas, se eu fosse vocês, eu deixava para ver lá, porque é uma energia e uma emoção muito boa na hora. <3


No fim da palestra vocês receberam as senhas com a data e horário da sua entrevista. Lembram que eu disse que poderia ser no mesmo dia ou não? Então, geralmente entra aqui a questão da “prioridade” pelo menos para as vagas do mesmo dia da palestra. A questão de prioridade segue na ordem: pessoas de fora do estado > pessoas do estado > pessoas da cidade em questão. Seja uma pessoa legal e dê espaço para aquele coleguinha que veio lá de onde Judas perdeu as botas se você é uma pessoa que mora na cidade e tem disponibilidade para voltar outro dia. Essas fichas não tem o seu nome nem nada assim registrado, então elas podem ser trocadas entre si caso vocês queiram, é tranquilo. Depois disso é só se preparar para a entrevista!



A ENTREVISTA

Calma, tranquilidade, confiança e um belo sorriso no rosto são as palavras chaves para a entrevista ser um sucesso. Essa entrevista não é individual e sim em duplas ou trios e não é muito longa também. No dia da entrevista você vai chegar no horário marcado na sua senha (e por horário marcado eu quero dizer com no mínimo uns 15 minutos de antecedência, por garantia!) e ser encaminhado para uma sala onde vão recolher seus documentos e te pedir para esperar ser chamado pelo nome junto com mais uma ou duas pessoas daquele mesmo horário. Vai ter uma rápida apresentação em português do representante da STB que vai te entrevistar, mas todo o resto vai ser EM INGLÊS.


Não existe resposta pronta ou um esquema para a entrevista perfeita e, mesmo que existisse, eu continuaria defendendo a ideia de que você deve ser sempre você mesmo. As perguntas são simples e sobre coisas que você provavelmente já colocou na sua carta de apresentação como:

  • Por que você quer ir pra Disney?

  • Já foi alguma outra vez?

  • Já viajou para fora do país?

  • O que você cursa na faculdade?

  • Onde você trabalha ou já trabalhou?

  • Já trabalhou sobre pressão?

  • Quais suas perspectivas de carreira?

  • O que a Disney vai acrescentar no seu futuro?

  • Você teria problemas em dividir um apartamento com pessoas novas e de outras culturas?

  • Você estaria disposto a se adequar ao Disney Look*?

  • Quais seus principais defeitos e qualidades?

  • Por que você definiu tal e tal role como suas preferências? (Aqui também entram algumas questões relacionadas a essas roles, tipo, se for Merchandising pode te perguntar sobre experiência com vendas ou te pedir para vender algo, se for Attractions pode te perguntar sobre o que fazer numa situação de emergência, coisas assim).


Fiquem tranquilos e tentem passar confiança nas respostas, mesmo que seu inglês não seja perfeito. Mostre que você realmente quer aquilo e apresente argumentos que façam eles pensarem que você seria uma adição positiva para a equipe Disney. Tenho certeza que vocês conseguem!


Depois da entrevista é só ir para casa e esperar o resultado que deve sair em algumas semanas. A STB informa um link que você deve acessar num determinado dia para ter acesso à lista de selecionados. Não adianta sobrecarregar o site entrando todo dia, sério rs. Entre no dia marcado e, se não tiver saído, aí sim você pode passar a checar quase de hora em hora haha.


Se o resultado for positivo, PARABÉNS! Você já está um passo mais perto! Você deverá se inscrever na área de candidatos selecionados do site (a STB orienta direitinho como criar login e senha e etc) e vai ser por essa área que você deverá acompanhar cada nova etapa do processo, inclusive sobre a próxima palestra e entrevista que será em São Paulo! Na maioria das vezes a STB manda um e-mail avisando quando tem uma nova etapa no ar, mas caso isso não aconteça fique de olho também nos grupos, porque com certeza vai ter sempre gente avisando quando algo novo acontecer. ;)


* Mas afinal, o que é o Disney Look?


Vocês devem ter percebido que eu mencionei o Disney Look algumas vezes no decorrer do texto e devem (ou não rs) estar se perguntando o que é isso. Não, não é usar as orelhinhas do Mickey ou nada do tipo rs. O Disney Look é o padrão Disney de aparência e comportamento. Não, eles não vão limitar pessoas por serem “feias” ou “bonitas”, porém alguns cuidados de estilo devem ser tomados. Vamos lembrar que os parques e hotéis da Disney recebem pessoas de todos os cantos do mundo com as mais diversas visões de mundo possíveis, por isso a empresa assume uma responsabilidade em se manter neutra em diversas questões e isso inclui na aparência e comportamento dos funcionários.


Ou seja, você tem que aparentar ser o mais “comum” e “normal” possível. Piercings devem ser removidos (e se for dos grandes, tem que ser a tempo de fechar os buracos visíveis até a data de embarque), tatuagens devem ser cobertas com maquiagem específica se forem visíveis facilmente, cabelos devem ser de cores naturais e se você pinta o seu deve manter a cor na raiz sempre (por isso muitos optam por voltar à cor original, já que tinta lá é caro e ninguém quer perder tempo também pintando o cabelo enquanto está lá), suas roupas não podem ser muito “reveladoras” ou muito “largadas”, barbas não podem ser muito longas e meninos não podem usar cabelo comprido também (esqueçam o coque samurai rs), cortes muito diferentes como moicano ou side cut também não pode, as unhas não podem passar da ponta dos dedos e existem restrições nas cores dos esmaltes...


Olha que imagem fofinha e super interracial e multicultural, mas todos no mesmo "padrão". Esse é o ponto!


Enfim, existem diversas regrinhas de aparência, mas VOCÊ NÃO PRECISA JÁ ESTAR NO DISEY LOOK PARA A PRIMEIRA FASE, APENAS CONCORDAR QUE ESTARÁ DISPOSTO/DISPOSTA A SE ADEQUAR CASO SEJA SELECIONADO.


Além dessas coisas de aparência o Disney Look também pode ser entendido como uma forma de se portar, mas, ao meu ver, você pode (e deve!) ser Disney Look por toda a sua vida pois ele diz que você deve nada mais do que ser uma pessoa educada, respeitosa e simpática. A Disney preza muito em fazer com que cada guest seja tratado da melhor forma possível e que cada cast member faça a diferença na experiência dos guests, de forma positiva, é claro. Então você deve respeitar as diferenças (especialmente as culturais), ser sempre gentil, simpático, paciente e educado (mesmo que a pessoa esteja sendo o total oposto), e procurar ajudar e fazer o bem a todos que precisarem. É uma filosofia muito bonita para ser seguida em qualquer trabalho na verdade, não?




Bem, acho que por hoje é isso!


Qualquer dúvida é só mandar um recadinho na área de contato que eu respondo (eventualmente rs). Não esqueçam de me seguir nas redes sociais e se inscreverem para a newsletter do blog (fica na coluna lateral na página principal!), assim ficam sabendo sempre que for postado algo! Prometo não encher a caixa de vocês com spam e boletins diários ou coisa do tipo, é só para avisar quando tiver post novo mesmo haha.


No próximo post, vou entrar em todos os detalhes sobre a segunda fase! Não deixem de conferir!


Beijinhos! Have a Magical Day! ;*


bottom of page